Escolha uma Página
MenuFechar

Livros são feitos para cirKular. Cafés são feitos para degustar.

j

Editora

Livraria

Café

Conheça a CirKula

A CirKula parte da ideia de fazer os livros circularem e entrarem no circuito da dádiva fazendo com que, mais que um projeto comercial, o ideário CirKula se torne um projeto de vida e intelectual que permita ao conhecimento circular a partir de nossos livros.

Surgida em meados de 2013, a CirKula Editora surge com a proposta de um modelo comercial que por intermédio da parceria com autores e editoras busca maximizar os resultados oriundos do trabalho intelectual. Nossa editora é especializada em publicações acadêmicas, gerida por pesquisadores que, diante dos atuais modelos editorais, resolveram propor outra forma de publicação de obras de natureza científica, onde os lucros da venda dos livros são reduzidos com vista a garantir a maior acessibilidade dos consumidores e o investimento de sua publicação retorna ao autor em sua totalidade ou em parte.

Livraria, Editora e Café CirKula
Em 2016, já operando com a distribuição de outras editoras acadêmicas participamos das feiras do livro de Porto Alegre e Canoas, o que nos levou a no ano de 2017, encaramos a ideia de sair do espaço virtual e abrirmos nossas portas ao público como uma Livraria. O que de fato está a se concretizar agora em 2018 com a nossa loja física situada na Avenida Osvaldo Aranha, 522 – Bomfim. Junto a Livraria, trazemos mais uma novidade para o nosso público: o CirKula Café. Este, um espaço diferenciado e temático com um proposta que está para além de uma simples cafeteria.

Além do mais, contamos com um segundo andar onde há um auditório equipado com Data-Show e quarenta e cinco lugares para nosso cliente realizar cursos e/ou propor cursos, bem como fazer reuniões, locar para realização de atividades específicas, fazer lançamentos de livros, etc.

Desta forma, nossa estrutura de atendimento foi pensada de modo a garantir um atendimento personalizado e soluções práticas e inteligentes, com qualidade e confiabilidade.

Para nós, cada livro é um livro e cada autor um autor. Trabalhamos sempre com a sua individualidade e em prol de suas necessidades. Cada cliente, um parceiro que pode contar conosco para buscar e/ou tentar encontrar aquele livro que não encontra tão fácil por aí.

Em síntese, podemos dizer que o que move a CirKula é o espírito de nossos autores e clientes, suas necessidades e o fato de acreditarmos que o conhecimento deve estar ao alcance de todos os leitores. Pois sem eles, de nada vale o nosso trabalho.

Cirkula: Livros são feitos para cirKular. Cafés são feitos para degustar.

O Ritual Kula

O Kula é uma forma de troca de caráter intertribal praticada por comunidades localizadas num extenso conjunto de ilhas da Nova Guiné. Essa prática ritual constitui-se no chamado circuito do Kula e envolve a navegação e o encontro ritual por um circuito pré-determinado pela tradição.

Os participantes viajam centenas de quilômetros de canoa transportando os objetos dessas trocas-dádivas. Os colares de conchas vermelhas chamados ‘souvala’ vêm no sentido horário desse círculo e na direção oposta (anti-horário) são transportados os braceletes feitos de conchas brancas chamados ‘mwalli’ de modo que, ao longo do conjunto de ilhas, eles vão se encontrando com outras tribos, momento em que realizam o referido ritual de troca de braceletes e pulseiras, completando, assim, o círculo da dádiva.

Aquele que recebia um colar soulava, ficava obrigado a corresponder com um bracelete mwalli e vice -versa. Tais objetos de trocados no ritual do Kula eram muito cobiçados por todos os papua-melanésios e eram usados por estes como enfeites em ocasiões especiais. Contudo, essas trocas de colares e braceletes não tinham nenhum valor comercial, mas faziam com que outras trocas econômicas, políticas, intertribais e entre clãs diversos acontecessem nesse momento tais como casamentos e alianças.